Material necessário para andar a cavalo
Para começar a montar a cavalo corretamente, é necessário que cada cavaleiro reúna todo o tipo de equipamento necessário para a prática segura deste desporto de aventura. Os equipamentos utilizados para andar a cavalo são:
As selas
As selas são os assentos que são colocados no dorso do cavalo para os cavaleiros se sentarem. Atualmente, existem vários tipos de selas, como a sela portuguesa, a sela inglesa ou húngara, a sela western ou as selas especiais. Para escolher a melhor para si, é necessário analisar qual é o seu interesse na equitação e se pretende cavalgar como uma forma de lazer ou como um desporto.
Os estribos
Os estribos servem de apoio para os pés dos cavaleiros, evitando que estes balancem com os movimentos do cavalo. Atualmente, os estribos têm vários formatos, mas os mais apropriados para quem se está a iniciar-se na modalidade são os estribos em forma de sino. Este tipo de equipamento proporciona um melhor apoio para os pés dos cavaleiros, não prendem o calçado com tanta facilidade, ao contrário dos estribos redondos, e são menos perigosos no caso de quedas. Geralmente, os estribos são produzidos em aço inoxidável, metal, ferro e em alumínio.
As cabeçadas e embocaduras
As cabeçadas são tiras de couro que são colocadas na cabeça de um cavalo. Muitas delas são feitas à mão e servem para segurar a embocadura (material que é colocado na boca dos cavalos) de onde saem as rédeas. Para cuidar melhor de um cavalo e controlar as suas rédeas de uma forma mais eficaz, existem vários tipos de embocaduras distintas: as de bridão, as de freio, as de pelham, as de dupla embocadura e as de “hackamore”. Todas elas possibilitam coordenar os movimentos do cavalo da forma que o cavaleiro mais deseja.
O capacete
O capacete é um dos equipamentos obrigatórios na prática da cavalgada turística , pois, a qualquer momento, os cavaleiros podem cair dos seus cavalos e daí podem resultar ferimentos graves.
Os melhores capacetes para cavalgadas turísticas de grande distância são leves e ventilados, pois oferecem um maior conforto e segurança aos cavaleiros No entanto, independentemente do capacete é fundamental verificar se este é aprovado pela norma europeia EN 1384:1996 IDT. Esta norma especifica os requisitos relativos aos capacetes de proteção, com ou sem pala, para pessoas envolvidas em atividades cavalgadas turísticas. A certificação do capacete é assim muito importante, pois, é sinônimo de segurança da qualidade dos materiais que estão à venda no mercado. (Obs.) Todo Equipamento de segurança importado deve ser legalizado e emitido o C A.
O calçado
À semelhança do capacete de cavalgada turística, o calçado é um equipamento muito importante para a prática da cavalgadas. Os sapatos ou as botas de cavalgada são os acessórios mais apropriados para montar a cavalo, uma vez que são mais seguros do que as sapatilhas para correr e do que as botas de montanha. De uma forma geral, o calçado de cavalgada é desenhado especificamente para impedir que o pé do cavaleiro escorregue do estribo e para que a perna não fique presa em caso de queda.
As calças
As calças de cavalgadas turísticas podem ser adquiridas com joelheiras de pele e com remendos na zona do assento. Elas oferecem uma maior resistência aos movimentos do cavalo e isso faz com que sejam mais duráveis do que as demais. Por outro lado, também é de realçar que existem calças de cavalgada turística em lã para que os cavaleiros consigam aguentar o frio do inverno e as condições climatéricas adversas.
A camisa ou camisola
Para montar a cavalo, o turista pode usar uma camisa ou camisola justa e casual, desde que esteja sempre por dentro das calças. Assim, evitará que qualquer parte da roupa fique presa à sela.
As luvas
As luvas de equitação também são um elemento muito importante para andar a cavalo. Elas evitam o desgaste dos dedos e impedem que as rédeas deslizem para fora das mãos dos cavaleiros. Um bom par de luvas em couro é uma das melhores opções para montar um cavalo, mas também existem luvas de tecido com proteção rédea que poderão ser adquiridas.
O kit de emergência
Nenhum comentário:
Postar um comentário